Resolução Alternativa de Litígios
de Consumo
O QUE
É A RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO E O QUE SÃO ENTIDADES DE
RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO?
A Resolução Alternativa
de Litígios (RAL) abrange a mediação, a conciliação e a arbitragem de litígios
de consumo em Portugal. As entidades RAL são as entidades autorizadas a efetuar
a mediação, conciliação e arbitragem que devem estar inscritas na lista de
entidades RAL prevista pela Lei n.º 144/2015. São entidades independentes, com
pessoal especializado, que, de modo imparcial, por um lado, ajudam o consumidor
e a empresa a chegar a uma solução amigável por via da mediação ou da
conciliação ou, por outro lado, caso esse acordo não seja alcançado, permitem
que seja tomada uma decisão por árbitros num processo simples e rápido, por via
da arbitragem.
QUANDO
POSSO RECORRER À RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE LITÍGIOS ATRAVÉS DE UMA ENTIDADE
RAL?
Em face de um problema
com um fornecedor de bens ou prestador de serviços, e no caso de não chegarem a
acordo, o consumidor pode iniciar o processo contra o fornecedor junto de uma
entidade RAL, desde que:
1.
Os mesmos sejam iniciados por um consumidor contra um fornecedor de bens ou
prestador de serviços;
2.
Respeitem a obrigações contratuais resultante de contratos de compra e venda
ou de prestações de serviços;
3.
O contrato seja celebrado entre um fornecedor de bens ou prestador de
serviços e consumidores estabelecidos e residentes, respetivamente, em Portugal
e na União Europeia.
QUAIS
AS ENTIDADES DE RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO E A QUAIS É QUE
POSSO RECORRER POR CAUSA DE UM LITÍGIO?
Em www.consumidor.pt pode
encontrar a lista atualizada de entidades RAL, bem como os tipos de litígio
abrangidos.
Em caso de litígio com a nossa empresa, desde já agradecemos o seu contacto para o telefone 255 873 369 ou através do e-mail lojaonline@maiskoportuno.com para tentarmos chegar a uma resolução amigável do problema.
Caso não cheguemos a
acordo, poderá contactar o Centro de Informação de Consumo e Arbitragem
do Porto
CICAP - Centro de Informação de Consumo e
Arbitragem do Porto
Rua Damião de Góis, nº 31 Loja 6
4050-225 Porto
Tel: 225 508 349 | 225 029 791
Mail: cicap@cicap.pt